"A falta de autoestima é causa de problemas na vida de muitas pessoas. Impede que ela tenham uma percepção equilibrada de seus defeitos e qualidades. Em geral, as pessoas com baixa autoestima facilmente encontram razões para reforçar a imagem negativa que possuem sobre si mesma.
A imagem que o ser humano possui sobre si mesmo começa a ser construída a partir das suas primeiras relações afetivas.
A imagem que o ser humano possui sobre si mesmo começa a ser construída a partir das suas primeiras relações afetivas.
A autoestima também é fruto da realização e do crescimento pessoal, do bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual do ser humano que busca iniciativas que causam o bem-estar, evitando tudo que possa destruí-lo. A qualidade de vida e a eficiência pessoal, em diferentes aspectos da personalidade, dependem do equilíbrio humano que determina o seu modo de agir e de viver que nasce da necessidade de ser valorizado existencialmente.
A autoestima elevada nos faz assumir com responsabilidade a vida e conquistar o que almejamos, assumindo nossos atos sem colocar a culpa nos outros e fazer-se de vítima do mundo. Esta autoestima elevada nos leva a viver a felicidade e, inclusive, contribui com a felicidade do próximo. Ela ajuda a enfrentar a vida com mais confiança e otimismo e, assim, atingir as nossas metas; sentimo-nos realizados e preparados para lidar com as adversidades da vida, sendo criativos para obter sucesso e ter relações mais saudáveis com as pessoas. A autoestima pode ser conquistada e constitui o principal fundamento da autorrealização".
(Espiritualidade,Edições CNBB, subsídios para a juventude, adaptado)daqui